Seminário Técnico de Consórcios Públicos abordará captação de recursos e contabilidade

A edição de quinta-feira, 1º de junho, dos Seminários Técnicos da CNM terá como tema "Consórcios públicos: captação de recursos e contabilidade". O objetivo será apresentar noções sobre as possibilidades de transferências, a execução de emendas e os aspectos contábeis. As inscrições estão abertas no site oficial. A capacitação, que é gratuita e exclusiva para Municípios contribuintes em dia com a entidade, ocorre de forma virtual.

Na programação, que começa às 9 horas, os palestrantes abordarão o procedimento padrão para consolidação do movimento contábil dos consórcios nos demonstrativos contábeis mensais e anuais dos Municípios consorciados. Na ocasião também será tratado o papel do controle interno na gestão dos consórcios públicos.

Pela tarde, o seminário vai explicar os normativos que regem as transferências de recursos para consórcios públicos, quais recursos podem ser captados pelos consórcios, como captá-los e operacionalizados. O encontro será encerrado às 16h30 e finaliza com a contribuição prática de consórcios que já captaram recursos federais.

A capacitação visa a contribuir para a melhoria da gestão e da oferta de ações e serviços e, principalmente, auxiliar na capacitação dos tomadores de decisões e dos técnicos que integram os consórcios. Na oportunidade, os participantes poderão enviar perguntas para esclarecimentos dos especialistas.

Tanto a programação completa quanto a lista de palestrantes estão disponíveis no site oficial dos Seminários Técnicos da CNM. Acesse e confira todas as formações disponíveis em junho.

Da Agência CNM de Notícias

Fonte: https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/seminario-tecnico-de-consorcios-publicos-abordara-captacao-de-recursos-e-contabilidade

INFORMATIVOS

  • Controle interno e autonomia municipal para definição de prazo devem ser observados na elaboração da LOA

    Saiba mais ...
  • Publicado decreto que regulamenta o parcelamento especial de dívidas municipais com a União

    Saiba mais ...
  • Situação de entrega da Fase V - Repasses ao Terceiro Setor

    Saiba mais ...
  • Municípios têm até 30 de junho para preencher o Relatório de Gestão das Emendas Pix

    Saiba mais ...
  • TCESP alerta aos órgãos jurisdicionados estaduais e municipais os prazos e providências decorrentes da Emenda Constitucional nº 136/2025

    Saiba mais ...
  • TCESP alerta municípios sobre obrigatoriedade de políticas de proteção infantil no ambiente digital

    Saiba mais ...
  • STN esclarece questionamentos da CNM acerca do tratamento contábil e fiscal da Lei do Descongela

    Saiba mais ...
  • Comunicado Audesp 24/2026: Emendas Parlamentares – balancete contábil de abril de 2026

    Saiba mais ...
  • Comunicado GP Nº 18/2026 - Orientações relativas à Fase V – Repasses Públicos ao Terceiro Setor

    Saiba mais ...
  • CNM alerta sobre mudanças na classificação de fontes e códigos da Matriz de Saldos Contábeis na educação

    Saiba mais ...
  • TCESP recomenda participação de municípios paulistas em evento sobre equidade no VAAR/FUNDEB

    Saiba mais ...
  • TCESP cobra prestação de contas de repasses ao Terceiro Setor referentes a 2025

    Saiba mais ...
  • TCESP lança 2º Diagnóstico da Aderência ao Sistema Audesp Fase 5

    Saiba mais ...
  • Comunicado SDG Nº 17/2026 (Modelo de Declaração para Certidão para fins de operação de créditos – Art – 167- A CF/88)

    Saiba mais ...
  • Comunicado SDG nº 18/2026 - Levantamento nacional acerca das políticas públicas voltadas à primeira infância

    Saiba mais ...